domingo, 11 de junho de 2017

Pneu furado. O que fazer?

Terror e pânico na vida de um cadeirante é furar o pneu. Ô coisa ruim é ficar no "prego"! Desespero? Quase... veja como resolver.


Em cadeira reserva, quando a minha furou o pneu
É um abacaxi pra todo mundo que usa rodas um furo no pneu. Agora o cadeirante... esse se lasca! A cadeira fica muuuuito pesada, e se você não parar logo de rodar, pode estragar a roda. Que na verdade é igual estragar as suas pernas.

As furadas de Carla Maia e possíveis soluções


Meu pneu já furou na universidade, no trabalho, na balada. Mas tive uma ideia: andar com um step. É isso aí. Comprei uma roda extra (pode ser das mais baratinhas) e coloquei no porta-malas do meu carro. Em caso de emergência, troco pela reserva.

 Mas... e em viagens? 

Ia pegar um cruzeiro. No caminho de ida do hotel ao navio, há pouco menos de duas horas da partida, percebo que o pneu furou. Descobri do pior jeito que não arrumam pneu furado no cruzeiro.

Só tinham como encher o pneu. Eu fiquei quatro looongos dias na cadeira monstruosa e trambolhão para emergências do navio. Sem poder tocar sozinha, com pouca mobilidade e liberdade. Daí, com mais dez dias de viagem, comecei a tentar formas de arrumar o pneu. E nada.


O nome do adesivo Remendo

E não é que minha cuidadora achou a solução?! A Cida já tinha visto o irmão dela arrumar pneu furado com um adesivo tipo de borracha que ironicamente chama-se Remendo. E esse produto, além de tapar furos, pelo visto, vende no mundo todo!! (A dica de ouro é: compre antes e leve em viagens). O problema agora era saber COMO usar o adesivo?! O que foi resolvido pelo cara que entende tudo de bicicleta (é, pneu de cadeira de rodas é igualzinho ao de bicicleta). O Guto! Que me enviou o vídeo a seguir. E com esse vídeo, a Cida arrumou provisoriamente minha roda! Que aguentou o resto da viagem sem nenhuma intercorrência! Claro que ao chegar no Brasil, levei a cadeira em um profissional. Mas foi a salvação!

Numa emergência, veja como arrumar a câmara do pneu furada:






1 - Desenrosque a tampa do pino do pneu, que é redondinha e esvazie todo o pneu (dentro desse pino, tem tipo um pininho de ferro, pressione ele para baixo para esvaziar);

2 - Aperte o pneu o desencaixando da roda de cada lado, movimentando com as mãos, empurrando para frente e puxando para trás. Use o pino para marcar o início e o fim dos seus movimentos;

3- Com duas colheres de cabo redondo, COM MUITO CUIDADO para não rasgar a câmara de ar, encaixe embaixo da roda e movimente para cima para ajudar a soltar o pneu;

4- Depois de desencaixar completamente um pedaço, pode movimentar o pneu para baixo até conseguir retirar toda a câmara;

5- Encha a câmara até inflar, coloque na água para achar o furo. Seque, lixe bem pouquinho no furo, e tampe com o adesivo, seguindo as instruções que vem na embalagem. No desespero, Guto diz pra passar algodão e fita durex (essa solução, não testei. arrumei com adesivo).

6- Encaixe a câmara de ar e pneu com ajuda das colheres, depois encha com a bomba de ar, e por último enrosque novamente a tampa do pino.

É isso! Espero ajudar alguém a resolver o perrengue que eu já passei.

Se inscrevam! E mandem sugestões de assuntos.

Vamos nessa!! ♿

2 comentários:

  1. Que dureza, hein, Carla? Passar dias com esse trambolho...

    Felizmente, os pneus da minha cadeira nunca furaram... Mas sempre levo comigo um kit de ferramentas e remendo de pneus, que comprei na Ottobock. É pequenininho e uma mão na roda!

    Bjão!

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    Respostas
    1. Oi Laura! Pois é... raramente acontece. Mas quando fura... que abacaxi! Nem sabia que existia um kit pronto. Ótima idéia! ��

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