sábado, 22 de julho de 2017

A surpresa de Maringá

Nunca tinha ouvido falar de Maringá do Paraná e... surpresa!

Que cidadezinha linda! Organizada e florida. As calçadas do centro são melhores do que na capital do Brasil, onde moro. Pode ser longe para eu chegar (quase um dia de viagem! Peguei 2 aviões!). Mas as pessoas de Maringá são gentis como é comum em cidades do interior do nosso país, só que a estrutura da cidade tem o conforto de cidade grande. Sabe o que descobri? Maringá foi planejada! 

* Fotos Lúcia Rocha

Em frente a Catedral
Planejada em 1947 pela empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná (no Wikipídia em inglês, diz que a companhia é britânica), a cidade levou o nome de uma música. O principal ponto turístico é a catedral em forma de cone.

Catedral
No dia que chegamos, fiquei sabendo que os vereadores tinham acabado de votar na comida típica da cidade. Venceu o "Cachorrão". Um cachorro-quente enorme na chapa. Claro que experimentei. A Lúcia amou! Só de ver a foto, minha ajudante fica com água na boca. Eu gostei normal. kkk

Rodei muuuito, mas experimentei o "Cachorrão"!
Quem ficou curioso para saber o que fui fazer lá, fui competir tênis de mesa. Já não treino mais para o alto-rendimento, mas ainda deu para ir bem!

Pódio classe 2

Pra quem ficou curioso, olha a Lúcia, eu e a Fabiula
Vamos Nessa!!!!

Rodei por Londres

Lugar bom, vale dobradinha! Londres 2x!!

A primeira vez fui a trabalho. Cobrir a Paralimpíada de Londres em 2012. Paixonei S2. A segunda, foi a lazer. E merece uma terceira... hehehe... Ô cidade boa pra cadeirante! Quase TU-DO é acessível. Calçadas, transporte público e até táxi! É... aquele táxi preto (o black cab) tem rampa! E você não precisa transferir.

As tradicionais cabines telefônicas com os dias contados.. rsrs
Uma coisa ruim pra mim, na Europa, é passar frio. Eu detesto. Não é porque sou chata, juro. 😜 haha É porque a lesão faz com que eu perca o calor do corpo e não me aqueça mais. Friiio! E Londres, sempre tá aquele friozinho gostoso, aí dá uma chovida. Esfria mais. Apesar do meu sofrimento, reconheço que dá um charme. Os prédios são charmosos também. E alguns hotéis esfregam a nossa pobreza na cara kkk só com os carrões estacionados!

Qual carrinho desses você gostaria de ter? Hehe
A rainha pode ter qualquer um. Mas pra ser chique, tem carruagens lindíssimas. Vale a pena conhecer o Royal Mews. É perto do Palácio de Buckingham. Aliás, me lasquei! Tentei conhecer o palácio em que a rainha mora, mas não pude. Tinha que reservar antes. Ele fica aberto ao público só em períodos específicos. Então, confira no site!

Royal Mews com suas carruagens lindas!
O que eu mais gostei, não vou ter foto para mostrar. 😕 É caro. Mas vale cada centavo! É um tradicional chá das cinco no Hotel Ritz. Tem que reservar e eles exigem roupas sociais. O Hotel Ritz é chiquéeeerrimo!!! E tem fama de fazer o melhor chá das cinco de Londres. A comida é farta, deliciosa, e ainda comemos ao som de harpa. hahaha É luxar demais, né, não? Eu e a Suzana éramos as mais desarrumadas do ambiente. Fui com o uniforme do trabalho! Não tinha levado roupa social... hihi mico! Mas aproveitamos!!


Roda-gigante London Ey
Dei sorte e fui na London Eye em dia quentinho

 A turística roda-gigante é acessível pra cadeirante. E você se sente poderosa! Ela nunca pára de rodar. A não ser pra gente. kkk Eles param, colocam uma rampinha, e você entra. Não me recordo se há desconto pro cadeirante, ou pro acompanhante. Mas tem alguma coisa! Lembre-se de levar o comprovante de deficiência (eu uso a credencial de estacionamento do Detran). E pergunte! 


Alan Fonteles sendo entrevistado após derrotar o favorito Oscar Pistorius


E pra provar que trabalhei lá, desafio me acharem na foto emblemática de um momento fantástico da Paralimpíada de Londres em 2012. To escondidinha entrevistando o recém famoso paratleta brasileiro! Foto de Buda Mendes CPB.

Vamos nessa!!!!


Links:

Carla Maia no YouTube

Carla Maia no Facebook






sexta-feira, 21 de julho de 2017

Turismo e almofadas de Paris


Chique é perder a conexão do avião e dormir em Paris! 

Já dei duas passadinhas por lá. A primeira vez, indo a uma competição na Itália. A segunda, o avião atrasou e perdi a conexão pro Brasil. Chaaaato.... hehehe


Carla Maia e a Torre Eiffel
O Rio de Janeiro é, na minha opinião, uma das cidades mais naturalmente lindas. Mas a arquitetura de Paris, humilha de bonita! Cada praça, uma moldura! Nos poucos dias que fiquei por lá, amei a Torre, que tem acesso e facilidade para cadeirantes. Também me deliciei com legítimo "pão francês"!
  
Suzana e eu no Palácio de Versalhes
Dentro do Palácio de Versalhes é bom pra cadeirante. O Jardim é impossível! A não ser que você esteja com a Suzana. kkkk... A doida me desceu e subiu uma escadaria enoooorme sozinha!!! Wow!! Mas o lucro maior dessa viagem, foram duas almofadas que comprei por lá, na maior sorte! Ou seria azar? Hum...


Andamos a pé horas à noite pra chegar no Arco do Triunfo
Pela primeira vez em anos de viagens ao exterior, meu bumbum ficou vermelho por causa das muitas horas sentadas no assento do avião. Imagine seus ossos do bumbum forçando a pele por doze horas?! Sem dar uma "mudadinha" de lugar para aliviar? Pois é, se prevenir é muito importante para que cadeirantes não tenham feridas causadas por pressão, chamadas de escaras. Até esse dia eu sentava direto no assento do avião. Depois disso, a dica é: coloque a almofada especial da sua cadeira de rodas em cima da poltrona do avião, e sente-se. Nunca mais tive vermelhos inconvenientes em viagens longas!! :)



Almofada de uso diário com buraco Iskio e almofada para banho

Daí, parei no médico! Chique né? Hospital em Paris! Só eu mesmo. Rsrs... Mas o médico (indiano) me receitou (com receita e tudo) usar uma almofada com buraco. É, buraco!!! Gente, eu pensei: até parece que vou encontrar um treco desses aqui. Incrédula, peregrinei de farmácia em farmáci. E não é que encontrei?!! Comprei uma Iskio de uso diário, que adoro e uso até hoje! E uma que uso na cadeira de tomar banho. Toda hora me perguntam ondem comprei. 


Quem quiser se aventurar a comprar, encontrei na internet a empresa que vende as almofadas. Depois me contem se deu certo! Acredito que profissional da área de saúde tenha que importar.

Link para a almofada de banho;

Link para a almofada Iskio de uso diário;


Pracinha linda ao lado do meu hotel
A segunda vez em Paris foi sem querer. Como perdi a conexão, a empresa aérea pagou o hotel da dormida. O chato é que o hotel era longe do centro e perto do aeroporto, lógico né! Mesmo assim, ali do ladinho tinha essa praça maravilhosa que tirei fotos de modelo, kkk, e perdi meu relógio. snif...

Mesmo assim, Paris, je t'aime! Um dia volto! Procurar o relógio, né?!

Vamos nessa!! 😏♿♿