Eu sou extremamente grata a essa resolução. Sou tetra e preciso viajar com cuidadora. Seria impossível pagar sempre duas passagens inteiras. O desconto NÃO é na passagem do cadeirante ou da pessoa com deficiência, e SIM para o acompanhante.
Na verdade, eles não dão o desconto porque são bonzinhos. É porque se exige acompanhante nesses casos. Ou seja, você não tem opção de viajar sozinho. Sacou?
Os casos em que a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida deve ser acompanhado sempre que:
I - viaje em maca ou incubadora;
II – em virtude de impedimento de natureza mental ou intelectual, não possa compreender as instruções de segurança de voo; ou
III - não possa atender às suas necessidades fisiológicas sem assistência. (eu me enquadro aqui porque faço xixi por sonda que é colocada por minha cuidadora)
Viu que tem direito? Siga em frente! Dá um trabalho, mas vale a pena. Se a companhia aérea não oferecer o acompanhante nos casos I e II acima (eles nunca oferecem, graças a Deus), só podem cobrar valor igual, ou mais barato, a 20% do preço do bilhete comprado pelo passageiro com limitações graves. Isso dá geralmente um desconto de 80% na passagem aérea do acompanhante. Aí, duas palavrinhas esquisitas são fundamentais para solicitar o desconto. São elas: o MEDIF e o FREMEC.
MEDIF - (links abaixo) É um documento que você imprime no site da companhia aérea em que vai viajar. Ele serve para os médicos da empresa avaliarem se você precisa realmente de acompanhante, se sua saúde está boa para aguentar a pressão atmosférica e outros fatores que envolvem a viagem, além de descobrir se você é um risco à segurança dos demais passageiros (como aquele alemão que tava morando no aeroporto de SP e batendo em todo mundo. Tava com transtornos sérios. Lembram?)
Não está escrito na resolução, mas todas as empresas aéreas também pedem um laudo médico da deficiência. O MEDIF deve ser preenchido e assinado pelo mesmo médico que te deu o laudo.
As regras da ANAC só valem aqui no Brasil. Mesmo assim, em vôos internacionais que saem do nosso país, conseguimos o desconto. Mas, apenas nos trechos que saem do Brasil, ou chegam ao Brasil. Se o vôo sair de outro país que não o Brasil, e nem chegar na nossa terrinha, bau-bau desconto. Inclusive em trechos de conexões internacionais. Exemplo: Brasil para França, França para Itália, Itália para o Brasil. O trecho entre a França e a Itália não vai ter desconto e o desembolso é o valor integral para as duas passagens. Normalmente as companhias estrangeiras pedem que o MEDIF seja preenchido em inglês.
Depois dessa peregrinação aos médicos, você scaneia os documentos e envia no e-mail disponibilizado da operadora aérea, já com a data e número de voos escolhidos para a viagem. IMPORTANTE: você tem que enviar tudo e solicitar acompanhante com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas do horário previsto de partida do voo. Caso contrário, perde o direito ao desconto. Por sua vez, a empresa aérea tem que responder (por escrito) em 48 (quarenta e oito) horas, se autoriza ou não o desconto e a viagem. Claro que o acompanhante tem que ser maior de idade e capaz de cuidar das necessidades do solicitante.
Dica de quem já morreu de raiva: quando receber a autorização para pagar a passagem com o desconto (normalmente em uma loja ou aeroporto), LEVE a autorização por escrito. Imprime, leve o celular, dê seu jeito. Praticamente todas as vezes que fui, a loja não tinha sido informada da autorização do desconto. E pasmem! O setor de vendas não consegue ligar no setor do MEDIF! Aí, mostrar o papel é o que resolve. Ufa! Maratona, né?! Mas o desconto é grande. Persista que vale a pena!!
FREMEC - (links abaixo) Aqui vem a boa notícia!!! Se você é tipo eu, com uma limitação grave (no meu caso a tetraplegia) de caráter permanente e estável, você vai ficar livre do MEDIF por um bom tempo! Vai fazer o passo a passo do MEDIF, mas ao invéa do desconto, vai solicitar um número FREMEC em um formulário FREMEC. Aliás, normalmente muda até o endereço de e-mail da solicitação. Ao invés do e-mail do MEDIF, você envia para o do FREMEC.
Com o número FREMEC você tem autorização prévia de desconto. Eu tenho um número FREMEC da companhia TAM (cada empresa tem a sua política de FREMEC). Toda vez que quero viajar, envio um e-mail para a TAM, com o trecho desejado naquela antecedência mínima de 72 horas. Aí eles autorizam e vou comprar. A validade do meu FREMEC é de dois anos. Após esse prazo, tenho que preencher novamente o formulário do FREMEC e solicitar a renovação.
Dica de quem já morreu de raiva: algumas empresas aceitam o número FREMEC da outra. Mas não é regra. Já usei o meu da TAM, na GOL. Mas recebi orientação errada e quase me lasquei na AVIANCA. A Avianca só aceita FREMEC autorizado por ela. Então... tem que verificar antes mesmo. Ah! Eu só não solicitei FREMEC na GOL porque na época eles exigiam o nome do acompanhante. Oras, eu viajo com cuidadora que trabalha comigo e não familiar. Nunca sei se estarei com a mesma pessoa nos próximos meses. Essa exigência da GOL simplesmente me impede de viajar.
Ah! o acompanhante deve sentar ao lado e na mesma classe do passageiro solicitante.
CEGOS - Cães-guias são gratuitos, pela resolução.
Links úteis:
Para imprimir MEDIF ou FREMEC na LATAM;
Para imprimir MEDIF na GOL
Para imprimir FREMEC na GOL
Para imprimir MEDIF na AVIANCA
Para imprimir MEDIF na AZUL
Para imprimir FREMEC na AZUL
Pensem em como demorou para eu descobrir isso tudo?? Agora vocês também sabem.☺
Se gostou da dica, se inscreve para saber toda vez que eu atualizar o blog!
Vamos nessa!!!
Eu e minha acompanhante (cuidadora) na última viagem |
MEDIF - (links abaixo) É um documento que você imprime no site da companhia aérea em que vai viajar. Ele serve para os médicos da empresa avaliarem se você precisa realmente de acompanhante, se sua saúde está boa para aguentar a pressão atmosférica e outros fatores que envolvem a viagem, além de descobrir se você é um risco à segurança dos demais passageiros (como aquele alemão que tava morando no aeroporto de SP e batendo em todo mundo. Tava com transtornos sérios. Lembram?)
Não está escrito na resolução, mas todas as empresas aéreas também pedem um laudo médico da deficiência. O MEDIF deve ser preenchido e assinado pelo mesmo médico que te deu o laudo.
Exermplo: formulário MEDIF da GOL (só parte dele aqui) |
As regras da ANAC só valem aqui no Brasil. Mesmo assim, em vôos internacionais que saem do nosso país, conseguimos o desconto. Mas, apenas nos trechos que saem do Brasil, ou chegam ao Brasil. Se o vôo sair de outro país que não o Brasil, e nem chegar na nossa terrinha, bau-bau desconto. Inclusive em trechos de conexões internacionais. Exemplo: Brasil para França, França para Itália, Itália para o Brasil. O trecho entre a França e a Itália não vai ter desconto e o desembolso é o valor integral para as duas passagens. Normalmente as companhias estrangeiras pedem que o MEDIF seja preenchido em inglês.
Depois dessa peregrinação aos médicos, você scaneia os documentos e envia no e-mail disponibilizado da operadora aérea, já com a data e número de voos escolhidos para a viagem. IMPORTANTE: você tem que enviar tudo e solicitar acompanhante com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas do horário previsto de partida do voo. Caso contrário, perde o direito ao desconto. Por sua vez, a empresa aérea tem que responder (por escrito) em 48 (quarenta e oito) horas, se autoriza ou não o desconto e a viagem. Claro que o acompanhante tem que ser maior de idade e capaz de cuidar das necessidades do solicitante.
Dica de quem já morreu de raiva: quando receber a autorização para pagar a passagem com o desconto (normalmente em uma loja ou aeroporto), LEVE a autorização por escrito. Imprime, leve o celular, dê seu jeito. Praticamente todas as vezes que fui, a loja não tinha sido informada da autorização do desconto. E pasmem! O setor de vendas não consegue ligar no setor do MEDIF! Aí, mostrar o papel é o que resolve. Ufa! Maratona, né?! Mas o desconto é grande. Persista que vale a pena!!
FREMEC - (links abaixo) Aqui vem a boa notícia!!! Se você é tipo eu, com uma limitação grave (no meu caso a tetraplegia) de caráter permanente e estável, você vai ficar livre do MEDIF por um bom tempo! Vai fazer o passo a passo do MEDIF, mas ao invéa do desconto, vai solicitar um número FREMEC em um formulário FREMEC. Aliás, normalmente muda até o endereço de e-mail da solicitação. Ao invés do e-mail do MEDIF, você envia para o do FREMEC.
Exemplo: formulário Fremec da TAM (só parte dele) |
Com o número FREMEC você tem autorização prévia de desconto. Eu tenho um número FREMEC da companhia TAM (cada empresa tem a sua política de FREMEC). Toda vez que quero viajar, envio um e-mail para a TAM, com o trecho desejado naquela antecedência mínima de 72 horas. Aí eles autorizam e vou comprar. A validade do meu FREMEC é de dois anos. Após esse prazo, tenho que preencher novamente o formulário do FREMEC e solicitar a renovação.
Dica de quem já morreu de raiva: algumas empresas aceitam o número FREMEC da outra. Mas não é regra. Já usei o meu da TAM, na GOL. Mas recebi orientação errada e quase me lasquei na AVIANCA. A Avianca só aceita FREMEC autorizado por ela. Então... tem que verificar antes mesmo. Ah! Eu só não solicitei FREMEC na GOL porque na época eles exigiam o nome do acompanhante. Oras, eu viajo com cuidadora que trabalha comigo e não familiar. Nunca sei se estarei com a mesma pessoa nos próximos meses. Essa exigência da GOL simplesmente me impede de viajar.
Ah! o acompanhante deve sentar ao lado e na mesma classe do passageiro solicitante.
CEGOS - Cães-guias são gratuitos, pela resolução.
Links úteis:
Para imprimir MEDIF ou FREMEC na LATAM;
Para imprimir MEDIF na GOL
Para imprimir FREMEC na GOL
Para imprimir MEDIF na AVIANCA
Para imprimir MEDIF na AZUL
Para imprimir FREMEC na AZUL
Pensem em como demorou para eu descobrir isso tudo?? Agora vocês também sabem.☺
Se gostou da dica, se inscreve para saber toda vez que eu atualizar o blog!
Vamos nessa!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário